Manter-se atualizado sobre novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão docente hoje em dia. Frente a tantas mudanças no campo educacional cabe a nós educadores investir em um processo de formação permanente e de qualidade. Uma das grandes expectativas declaradas atualmente por parte de educadores em geral, diz respeito ao planejamento e a organização do trabalho pedagógico.
Por trás dessa expectativa encontra-se a idéia de uma nova escola, desta forma faz-se importante as reuniões de formação.

E neste contexto, o professor deve ver a escola não só como o lugar que ele ensina, mas onde aprende, já que a atualização e a produção de novas práticas só surgem a partir de uma reflexão partilhada entre os colegas.
O enfrentamento da complexidade dessa formação exige :
*Tempo para a construção da confiança que permite a coragem de expressar os próprios desejos, as próprias dúvidas e os próprios medos;
*Tempo para a revisão e a crítica de cada convicção publicada;
*Tempo para se tomar nas mãos as manifestações de cada um “olhando devagar para elas” (Fernando Pessoa).
*Tempo para se compreender que cada instante é diferente, e cada homem é diferente, e somo todos iguais” (Carlos Drummond de Andrade).
A formação é um fazer permanente que se refaz constantemente na ação. E para que este processo realmente seja permanente é que existem as reuniões pedagógicas dentro da escola, para que em torno de problemas reais, vividos por nós e pelos alunos, possamos refletir essa prática coletivamente e buscar resposta para nossas dúvidas.
Partindo desta concepção foi que pensamos na organização e realização de um Seminário de Educação Infantil que viesse ao encontro das especificidades e questionamentos em relação ao trabalho com crianças de 0 a 5 anos, dentro de um contexto onde os profissionais encontram-se em diferentes níveis de formação.
O Seminário de Educação Infantil, visa desenvolver diálogo voltado aos profissionais da área da educação, fomentando o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem, através da exposição das experiências e vivências do dia-a-dia nas escolas de educação infantil do município de Esteio.
Buscando beneficiar as crianças assistidas com a implantação das ações bem sucedidas expostas no seminário.
Em 2007 iniciamos o projeto com a “cara e a coragem” tínhamos pouco dinheiro, mas alguns objetivos traçados que nos impeliam a correr atrás deste sonho. Nosso primeiro passo foi à formação de uma comissão e após de um cronograma contendo as datas e atividades a serem realizadas.
Em 2008 um pouco mais experientes, ousamos sonhar mais alto e partimos em busca de um patrocínio, após muitas portas fechadas, encontramos uma aberta e formamos parceria com a REFAP (Refinaria Alberto Pasqualine) o que nos possibilitou um evento mais rico em recursos materiais.
Agora em 2009, a grande virada, o ápice de nossa aprendizagem, nosso III Seminário e com ele uma grande realização, a criação desse blog, escrito à várias mãos, imaginado, esperado e enfim disponível na rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem!!!!!