sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A INCLUSÃO EM NOSSO COTIDIANO
Geneci Mara R. e Silva¹


Quando nos foi trazido quanto profissionais da educação, a inclusão escolar de crianças
NEEs não mais como um simples paradigma,mas como algo possível e real,vimos diante dos olhos um dos maiores ou o maior desafio a nossa competência. Será que somos capazes? Nos preparamos para esse trabalho? Estas eram as grandes indagações que percorriam os
corredores da escola e alicerçavam a resistência das nossas professoras diante do novo enfrentamento.
Porém convictas de que idéias e verdades não nos tiram inteiramente de dificuldades e tão pouco são definitivas, juntas buscamos reaprender a aprender conscientes de que naquele momento nosso olhar deveria estar voltado a diversidade, as diferenças. E, foi neste turbilhão de indagações e buscas constantes que chegou à escola M, olhos lindos, sorriso aberto, gestos confiantes no seu poder de superação e tetraplégico, laudo: síndrome encéfalo-caudal.
Desacomodadas do nosso fazer sempre tão igual e extasiadas com tanta versatilidade que M nos mostrava fomos buscar uma pedagogia dinamizadora, capaz de dar nova cara as práticas que já conhecíamos como educação, fazendo das especificidades do nosso menino uma bandeira aos novos desafios. Aos poucos, gradativamente fomos percebendo que a inclusão não prevê o uso de práticas de ensino específicas e M, foi nosso grande mestre, ele nos mostrou que alunos NEEs aprendem nos seus limites e se o ensino for de fato de boa qualidade contemplará a todas as realidades da classe. Esta primeira e decisiva experiência abriu caminhos para que a EMEI Raio de Sol², buscasse através de formações e ressignificações de concepções e práticas, abrir caminhos a uma nova realidade.
Hoje, atendendo um número significativo de alunos de inclusão,lembramos de todos os caminhos que trilhamos para podermos levantar esta bandeira com propriedade e responder com eficiência a toda demanda oferecida ao sistema educacional do município. No entanto, quanto escola infantil estamos conscientes da crescente necessidade da busca constante de conhecimento, de se identificar e de remover possíveis barreiras, nos colocando disponíveis frente aos novos desafios do dia-a-dia e nos desvencilhando dos medos que o desconhecido provoca, pois ele impõe limites e fecha portas.

¹ Orientadora Educacional da EMEI Raio de Sol.
² Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, município de Esteio.

Um comentário:

  1. Olá pessoal,
    Parabéns pelo Blog de altíssima qualidade!
    Ler sobre o trabalho de vcs encheu meu coração de alegria!
    Meu Deus é possivel!!!!
    Tem gente que luta, tenta e acredita neste Brasil a fora.
    Comentando sobre o texto da inclusão, gostaria de saber como vocês desenvolvem o trabalho coletivo se uma criança exige bastante o acompanhamento do professor, há ajudantes?
    Um grande abraço
    Lika

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