sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LIMITES NOS PEQUENOS DITADORES OU EM SEUS MODELOS?
Geneci Mara R. e Silva¹

A cada dia vivenciamos fatos resultantes do deficitário comportamento social dos nossos jovens ,uma complicada deficiência resultante da perda do saber “quando parar” ,”qual é o meu limite”, “qual é o seu limite “e principalmente quais são as minhas referências.
Lembro que a poucos anos atrás palavra de mãe e pai não eram questionadas e que seus olhares falavam expressivamente.Hoje , inexperientes e relutantes ao antigo regime autoritário familiar optamos pela jovem democracia,mas será que estamos preparados para esta educação contemporânea?
Em nossa rotina de Escola Infantil , vimos pais que sem argumentos atendem as exigências de seus filhos chantageados pelas lágrimas destes , lágrimas que logo desapareceram quando alcançam seus objetivos , pequenos ditadores que por vezes ameaçam suas professoras como:...vou contar pro meu pai e tu vai vê...,ou...minha mãe vai te dá um pau em ti.Eis a pergunta que não se faz calar.Quem são estes modelos que dão base a está educação democrática?
São estas questões que levam a escola firmar junto a família a necessidade de repensarmos e responsabilidade da instituição família,que tentando acertar buscou usar de um sistema complexo que exige modelos,escuta constante,posições definidas e principalmente respeito que consequentemente leva aos limites.
Estejamos nós pais,atentos,pois são eles os ditos LIMITES que sustentam e protegem nós humanos da degradação social familiar.

¹ Orientadora Educacional da EMEI Raio de Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!!!